Mª Alexandra Resende
Título
Relação entre o início da Analgesia do Trabalho de Parto ( ATP ) e a duração do TP, parto instrumental, cesariana e APGAR do recém-nascido
Proposta
Sorry, no match for the embedded content.
Apresentação da Prosta
Documentação
Tarefa 01 - Proposta Questão - M ALEXANDRA RESENDE.doc (2011-02-07)
Discussão da Proposta
page revision: 8, last edited: 22 Feb 2011 22:01
Boa noite, Alexandra! Aqui deixo alguns comentários sobre o estudo proposto. Se me ocorrer mais alguma coisa depois falamos.
- As populações da área de referência dos hospitais são provavelmente diferentes nas suas características socio-demográficas, a ter em conta; penso que qto. ao nível de diferenciação de cuidados (p.e. proporção de grávidas com alguma patologia) as maternidades serão provavelmente equivalentes, a confirmar;
- As práticas tendem a diferir entre instituições ou entre anestesistas/obstetras dentro da mesma instituição? A última hipótese seria a situação mais desejável para o estudo, porque se as instituições seguirem diferentes “escolas” neste e noutros aspectos relevantes isso pode introduzir confundimento (p.e. diferentes atitudes relativamente à decisão de avançar para cesariana)
- Como referes na exequibilidade, é crucial mas pode ser difícil precisar o timing da epidural relativamente ao decurso do trabalho de parto se não houver registos fidedignos do grau de dilatação, entre outros.
Até sexta!