Recent Forum Posts
From categories:
page 1 of 212next »

Larever is product review site that provides Get it by Deesign, EmailSender,Binary option trading signal, Fapturbo, Regdefense, marketing template, autoresponder, Binary option Trading, Forex, Registry cleaner, Credit Repair Software services.

Product Review Site by LareverLarever, 17 Mar 2015 10:37

Deixo-vos as notas dos comentários que realizei na aula:

5. Variaveis do estudo – descrição em formato compreensivo do estudo, em listagem em anexo (para a CNPD)
5.1. Outras comorbilidades – de entre uma lista definida?
6. Eventos e exposição – registo por episódio - Administrações e Internamentos – recolher datas e duração em vez de sim/não

Deixo-vos as notas dos meus comentários durante a aula:

1. Introdução
1.1. Quantificar relações e enquadrar melhor. Não há dados de custo, nem impacto em eventos clínicos. A questão não está suficentemente enquadrada para além fora da área.
1.2. Enquadramento
1.2.1. É apenas uma análise custo-benefício? -> deve ser um enquadramento de todos os objectivos / questão de investigação
1.2.2. “mais benefícios quando comparados com os custos” -> melhor relação
1.2.3. Discussão das indicações
1.3. A justificação da relevância não está enquadrada -> não é esse o objectivo
1.4. Forma
1.4.1. Caracterização mais completa -> não é especifico
1.4.2. O Espaço-projecto não limita a dois centros
1.4.3. Registo EPIS
1.5. Muito poucos estudos identificados nas áreas identificadas na introdução -> introdução não se encontra apoiada /enquadrada nos estudos existentes
1.6. Discussão do potencial contributo deste estudo para o conhecimento actual: não se percebe
1.7. Discussão do potencial contributo deste estudo para a prática actual -> Isso não é conhecimento?

2. Objectivos
2.1. Demonstrar custo beneficío no uso do anticorpo monoclonal Palivizumab. -> dever-se-à separar a descrição do custo e do benefício

3. Colocar as files dos artigos consultados no wiki

Alexandra
- As unidades não têm exactamente os mesmos critérios de prescrição da vacina. Isso não trará confundimento?
- Nos outcomes secundários ao quereres caracterizar a familia e o ambiente não te esqueças que algumas das famílias podem não saber responder às perguntas. Eczema atópico é um diagnóstico médico que pode ser mal interpretado pelos pais. Tens também que caracterizar as condições de habitabilidade da criança e a exposição a outros factores que podem ser alergogénicos.

by alexandra resendealexandra resende, 31 Mar 2011 23:41

Boa noite
Alexandra
1- Parece-me que as vaíáveis que vão recolher são muitas e podem ser difíceis de obter através de processos clínicos.
2- Vão ter um viés de memória importante comum a todos os questionários retrospectivos.
3- Todas estas crianças quando vão à urgência fazer testes de identificação do agente causal?

4- Algumas idas à urgencia vão te escapar. Os pais podem não ir a nenhum destes hospitais ou por qualquer motivo estarem fora de lisboa.
5 Ao fazeres tantas bases de dados diferentes pode ser difícil. Poderás aumentar o erro de registo mais facilmente.

by alexandra resendealexandra resende, 31 Mar 2011 23:24

Na minha opinião o grupo deu passos significativos, e tem agora de tomar algumas decisões-chave. Deixo os meus comentários num ficheiro anexo. Por favor carreguem na página o ficheiro que usaram no Zoho.

Paulo

Bom trabalho. Acho que o projecto está a tomar boa forma. É um projecto ambicioso, e ter-se-à de trabalhar muito bem os aspectos mais difíceis.

Deixo os meus comentários num ficheiro em anexo. Por favor, coloque os ficheiro que carregam no Zoho aqui em anexo também.

Paulo

A proposta amadureceu bastante. Deixo um ficheiro com comentários em anexo à página. Por favor actualizem os ficheiros que colocam no Zoho também na página.

Paulo

Boa tarde,

O wiki alterou o código para visualizar outras páginas nas suas próprias páginas. Ou seja, em vez de
[[embed]]código[[/embed]

passa a ser
[[html]]código[[/html]]

Se houver mais algum problema, digam.

Cumprimentos,
Milene Fernandes

milenemilene 17 Feb 2011 17:39
in discussion Hidden / Per page discussions » Como Fazer?

Olá Inês,
O que interessa é a proposta estar lá.
No zoho, vê se deste um espaçamento ao início. Se não resolver, tentamos ver o que se passa amanhã.

Bom trabalho!
Milene Fernandes

by milenemilene, 17 Feb 2011 17:39
Ines IglesiasInes Iglesias 16 Feb 2011 16:51
in discussion Hidden / Per page discussions » Como Fazer?

Boa Tarde,

Estou com algumas dificuldades no que se refere à formatação da proposta. Optei por fazer um copy paste do formulário para o zoho, formatar e copiar o código para a wiki. No entanto, aparece um espaço demasiado grande entre o título "Proposta" e a proposta propiamente dita, o que faz com a que pessoa tenha que correr a página até aparecer o texto. Alguém sabe como faço para que "subir" o texto?

Obrigada,
Inês

by Ines IglesiasInes Iglesias, 16 Feb 2011 16:51
Mafalda SelasMafalda Selas 11 Feb 2011 02:46
in discussion Hidden / Per page discussions » Mafalda Selas

Boa noite a todos!
Obrigada pelos vossos comentários. Vou tentar dar resposta amanhã na apresentação a algumas das vossas respostas e reflectir convosco sobre outras.

Até sexta

by Mafalda SelasMafalda Selas, 11 Feb 2011 02:46
FMirandaFMiranda 11 Feb 2011 01:00
in discussion Hidden / Per page discussions » Filipe Miranda

Cara colega,

Obrigado pelo feedback. Ainda aqui ando à luta com o Zoho…

- Sim ambicioso, mas sim seria todo o tipo de tratamento. Claro que se poderia dividir em fases, mas se olharmos para a pessoa no seu todo, não sei se fará sentido analisar apenas parte do tratamento.

- Relativamente aos directores de serviço… sim por isso talvez fosse interessante recolher informação junto de outros técnicos.

- As pessoas seriam identificadas pelo diagnóstico na ficha clínica. Claro que isso levante N problemas sobre quem fez o diagnóstico e sob que critérios… mas nada como re-validar o diagnóstico junto do ICD e DSM

- Sim tem razão… tem de se olhar para a instituição e não só para o serviço. Mas isso por si só poderá dar informações relevantes. Talvez determinada instituição não tenha as condições estruturais necessárias.

- ACS? Não, não tenho… mas pronto quem não arrisca…

by FMirandaFMiranda, 11 Feb 2011 01:00
Ana BeatoAna Beato 11 Feb 2011 00:51
in discussion Hidden / Per page discussions » Filipe Miranda

Caro colega,

Pois é, trabalhamos até tarde. Imagino que já não veja os meus comentários. Espero ir a tempo…

- Título: é demasiado extenso. Propunha retirar a última parte pelo menos quando diz "e recolher…"

- Objecto de estudo: Pretende caracterizar que tipo de tratamento? Medicamentoso, terapias comportamentais… Como irá operacionalizar a eficácia dos mesmos? Não considera muito generalista o seu objectivo e demasiado ambicioso para pouco tempo?

-os directores de serviço podem ser boas fontes de informação mas poderão ter critérios e posturas muito diversas, o que pode enviesar a sua amostra.

- Como são identificadas as pessoas com perturbação grave? Quem o fará? E em casos de comorbilidade, quais os diagnósticos que prevalecem?

- Considere a hipótese das diferenças entre os resultados dos diferentes hospitais se dever a outras razões que não a especificidade/generalização das terapias aplicadas, pois tratam-se se entidades muito diferentes ao nível da sua estrutura, recursos humanos, abordagens, etc.

- Sendo um estudo bastante alargado, coloque a hipótese de o realizar através de um estudo longitudinal e seleccionar um objectivo mais específico e fácil de mensurar para o estudo deste curso.

- Tem a certeza acerca da atribuições de bolsas do ACS?

Aspectos positivos: Relevância elevada do tema; coloca hipóteses e pensa em diversos sub-estudos comparativos; os resultados podem ter implicações importantes; boa base de partida para um mundo "espectacular" de análises

Cmps e obrigada pelo seu comentário :)

by Ana BeatoAna Beato, 11 Feb 2011 00:51
FMirandaFMiranda 11 Feb 2011 00:18
in discussion Hidden / Per page discussions » Ana Melo

Boa noite,

Este estudo parece-me interessante de diversas perspectivas.

Enquanto estava a ler o seu projecto foram-me surgindo algumas questões que me parecem estar relacionadas. Na minha fantasia, o acto de amamentar é um momento de grande proximidade entre a mãe e o bebé (pelo menos de uma forma geral uma vez que nem todas as relações mãe-bebé se caracterizam por tal proximidade). Questiono-me então, sobre o que será isto de doar leite? O que representará para a mãe, e quem sabe para o pai? Daí a relevância do estudo…

É certo que o estudo se centra sobre os factores de adesão à doação, mas parece-me que poderá ser pertinente explorar o processo no seu todo para se poder compreender melhor esta questão. Parece-me tão interessante perceber os factores de adesão como os de recusa. Desta forma, o Interesse poderia incidir igualmente em conhecer melhor as mães que não querem doar leite. Por vezes conhecer e explorar o contrário lança-nos pistas sobre aquilo que procuramos estudar.

by FMirandaFMiranda, 11 Feb 2011 00:18
FMirandaFMiranda 10 Feb 2011 23:57
in discussion Hidden / Per page discussions » Anabeato

Boa noite,

Sei que é tarde… mas ainda deve estar a trabalhar…

Estava a pensar que no seu estudo, quando se refere à participação do pessoal técnico é sobretudo no auxílio na identificação dos casais que preenchem os critérios.

Não seria interessante obter a percepção dos médicos relativamente à vivência de cada um dos casais no que respeita estas dificuldades? Por vezes o olhar de um terceiro, que não está "directamente" envolvido, permite captar coisas que os elementos do casal podem não se aperceber - sobretudo ao longo deste processo, que imagino que não seja tranquilo…

by FMirandaFMiranda, 10 Feb 2011 23:57
Ana BeatoAna Beato 10 Feb 2011 01:14
in discussion Hidden / Per page discussions » Ana Melo

Ana, quero felicitá-la pelo tema que escolheu e pela respectiva pertinência.

Realço como aspectos positivos do estudo a análise comparativa de grupos (com critérios de inclusão para o grupo de controlo e experimental), a metodologia escolhida (questionário+entrevistas), o possível impacto dos resultados no levantamento de questões futuras, correcta previsão da duração do estudo, entre outros.

Questões a refletir, caso considere pertinente:
- No título não colocaria "na área da Grande Lisboa" pois habitualmente não se coloca o local a não ser que esse seja um factor importante (e.g. em estudos inter-culturais). Uma alternativa colocaria apenas "…em mulheres em fase de amamentação".

- Também não ficou claro para mim, o que quer estudar especificamente. Quando se refere a factores de adesão (e/ou motivação?), procura averiguar todos os possíveis (e.g. escasso acesso a informação, crenças erradas acerca do tema, falta de tempo/disponibilidade, envolvimento por parte da equipa médica) ou deseja avaliar algo mais específico?

- Relativamente aos critérios de inclusão é importante assemelhar as características da amostra pelo que o intervalo de tempo (a amamentar ou no passado) deve estar claro (e.g. mães que amamentem ou tenham amamentado até há X tempo atrás).

- No questionário telefónico tenha atenção ao modo como quer operacionalizar os construtos de expectativas e perfil psicológico.

- Não ficou claro se ambos os grupos serão sujeitos à passagem de questionário e entrevista presencial subsequente.

- A entrevista é complementa o questionário de que modo. O que procura acrescentar?

- Relativamente ao financiamento, creio que se tratarem de pequenas despesas (e.g. chamadas, deslocações curtas), a MAC poderá contribuir nesse sentido mas, se optar por obter uma bolsa, provavelmente, necessitará de outras entidades financiadoras.

espero poder ter sido útil de algum modo. Bom trabalho!

by Ana BeatoAna Beato, 10 Feb 2011 01:14
NunoMCDuarteNunoMCDuarte 10 Feb 2011 00:13
in discussion Hidden / Per page discussions » Nuno Duarte

Boa noite e deixa-me agradecer os comentários…

Pelas minhas contas estava a pensar numa amostra de 2000 diabéticos obtida através do inquérito telefónico, que depois daria em cerca de 500-1000 entrevistas / consultas presenciais (na Área Metropolitana de Lisboa… Outra emtodologia distinta poderia ser a selecção de algumas USF, e assentar a recolha em todos so diabéticos aqui identificados…

Quanto à utilização dos centros de saúde como fornecedores de informação, ela é limitada apenas a algumas dimensões daquilo que se pretende (bem como a qualidade dos dados por vezes deixa algo a desejar)… Continuo a crer que a melhor opção seja recolher essa informação directamente (para a qual podemos utilizar as infra-estruturas dos Centros de Saúde…)

Cpmts

ND

by NunoMCDuarteNunoMCDuarte, 10 Feb 2011 00:13

Boa noite, Alexandra! Aqui deixo alguns comentários sobre o estudo proposto. Se me ocorrer mais alguma coisa depois falamos.

- As populações da área de referência dos hospitais são provavelmente diferentes nas suas características socio-demográficas, a ter em conta; penso que qto. ao nível de diferenciação de cuidados (p.e. proporção de grávidas com alguma patologia) as maternidades serão provavelmente equivalentes, a confirmar;

- As práticas tendem a diferir entre instituições ou entre anestesistas/obstetras dentro da mesma instituição? A última hipótese seria a situação mais desejável para o estudo, porque se as instituições seguirem diferentes “escolas” neste e noutros aspectos relevantes isso pode introduzir confundimento (p.e. diferentes atitudes relativamente à decisão de avançar para cesariana)

- Como referes na exequibilidade, é crucial mas pode ser difícil precisar o timing da epidural relativamente ao decurso do trabalho de parto se não houver registos fidedignos do grau de dilatação, entre outros.

Até sexta!

Obrigada, Nuno pelos teus comentários.

De facto, garantir a representatividade de uma amostra em que os elementos são seleccionados através de um inquérito na internet é uma grande dificuldade! Pensei restringir o estudo aos alunos da FMUL por uma questão de exequibilidade (mais fácil acesso a uma lista de emails), mas se houver pouca adesão a amostra poderá ser demasiado pequena para se poder tirar qualquer tipo de conclusão. Eventualmente, será preferível considerar uma população em estudo mais abrangente (outras Faculdades e Universidades), caso se consiga reencaminhar o link do inquérito para esses estudantes.

Quanto à caracterização demográfica, académica, laboral, claro, tem todo o interesse!

Cps.
Isabel

Re: Comentário by Isabel AlvesIsabel Alves, 09 Feb 2011 20:19
page 1 of 212next »